Matutações

"Somente a História nos instrui sobre o significado das coisas" (Milton Santos)

Vai trabalhar vagabundo

leave a comment »

Porque raios os governos de estados e municípios fogem da responsabilidade que lhes é atribuída pela constituição?

Se os Srs. Governadores e Prefeitos perseguem o desejo de um dia ocuparem o trono-mor – porque o perseguem -, têm que começar fazendo o dever de casa e trazer para si o que as discussões sobre o “fracassado” plano de articulação nacional para a redução de homicídios definiram como prioridade, ou seja, a implementação de políticas de prevenção e inclusão social.

Foi assim que Lula ganhou, e foi assim que se manteve e mantém (com o PT, no começo, ganhando prefeituras e governos, construindo e aplicando um programa – numa época de predomínio neoliberal! – e certamente não contando muito com recursos do governo federal, ou estariam esperando sentados até hoje as esmolas de Fernando Henrique Cardoso)

Acham por acaso os Srs Governadores e Prefeitos que um dia poderão ser dignos do voto popular sem construir uma história de aproximação com os verdadeiros anseios do povo?

os entes federados que apresentarem propostas para a realização de ações de prevenção à violência, devem incluir também temas de prevenção à exploração sexual infanto-juvenil, violência nas escolas, violência doméstica e de gênero, mediação de conflitos, direitos humanos, promoção da igualdade racial, da livre orientação sexual e proteção etária (idosos, crianças e adolescentes) para serem desenvolvidas junto ao público infantojuvenil, bem como de prevenção à violência junto a pessoas em situação de rua.” (Manual de Orientações aos Proponentes para Elaboração de Propostas via SICONV nas Ações de Prevenção do Fundo Nacional de Segurança Pública, Edital 003/2011)

Certo, o governo federal não mais irá financiar estas ações. Mas de qualquer modo, parece que, afinal, são mesmo de responsabilidade de estado e município.

Ou acham os Srs. Governadores e Prefeitos que a sua missão se limita a preparar o terreiro para o pagode dos megaeventos? (com dinheiro federal, é bom que se note!)

Assim é fácil.

Os profissionais da segurança pública, além de saber identificar os locais, bairros e regiões que podem estar mais  vulneráveis à ocorrência de situações de violência e criminalidade, e desenvolver ações que possam prevenir o  envolvimento de jovens nesse contexto deverão ser, concomitantemente, treinados para a realização destas  atividades, considerando a necessidade de sensibilização, conhecimento e desenvolvimento de atividades de acordo com o público específico.” (Manual de Orientações aos Proponentes para Elaboração de Propostas via SICONV nas Ações de Prevenção do Fundo Nacional de Segurança Pública, Edital 003/2011)

Isto não é função de estados e prefeituras?

Não vai ter dindin, mas o caminho das pedras está dado – e nem precisava, porque recursos altamente capacitados é o que não falta a estados e municípios.

Acompanhar agora a reação de candidatos a governador, prefeito e vereadores ao anúncio do Ministério da Justiça (desde já distorcido pela mídia conservadora, seja com o objetivo de simplesmente ser contra o PT, seja para reclamar por verbas que não virão mais para as ONGs – voltem-se para estados e municípios, ora) será fundamental para servir de critério de escolha de candidatos nas eleições vindouras de 2012 e 2014.

Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/nos-jornais-governo-suspende-plano-para-reduzir-homicidios/

Written by Gustavo Lapido Loureiro

30/12/2011 às 11:54

Publicado em Uncategorized

Etiquetado com

Deixe uma resposta (ATENÇÃO: não insira links, apenas digite o endereço em formato texto. Ex.: http://etc.etc.... Isto para evitar que o seu comentário seja excluído pelo controle automático de spams)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s